Notícias de saúde

Por que pacientes com HIV têm maior risco de tuberculose?

11 de novembro de 2019 (Bibliomed). A tuberculose e o HIV - duas das doenças infecciosas mais mortais do mundo - são muito piores quando ocorrem juntas. Agora, os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Biomédica do Texas identificaram um importante mecanismo em ação nesse problema de saúde preocupante. E sua descoberta pode levar a um novo modo de tratamento para pessoas em risco. Os resultados foram publicados no Journal of Clinical Investigation.

A comunidade científica há muito tempo assumiu que a razão pela qual as pessoas com HIV têm maior probabilidade de desenvolver TB é um esgotamento de células imunes células T CD4 +. No entanto, a equipe de pesquisadores conseguiu mostrar que outros efeitos da co-infecção viral desempenham um papel crucial nesse processo.

Usando cerca de 40 macacos rhesus, os pesquisadores determinaram que a ativação imune crônica específica do pulmão é responsável pela progressão da doença. A ativação imune crônica é uma disfunção das vias imunológicas que geram moléculas (citocinas e quimiocinas) que combatem patógenos como bactérias, vírus e fungos. Mesmo com a terapia antirretroviral padrão (ART) para pessoas com HIV, a ativação imune crônica ainda persiste.

Até um quarto da população mundial está infectada pela tuberculose. Na maioria das vezes, a doença bacteriana permanece latente (inativa). Em pessoas saudáveis ??com TB latente, apenas 5% desenvolverão tuberculose ativa. Em pacientes com HIV/AIDS, o risco de desenvolver TB ativa aumenta dez vezes para 50%. A coinfecção por TB e HIV é considerada uma sindemia global, o que significa que as doenças são pandemias que infectam pessoas em todo o mundo e se promovem. Em partes da África Subsaariana, a taxa de co-infecção TB/HIV é "astronomicamente alta", existindo estatísticas que mostram que é 100 vezes maior que o resto do mundo.

Fonte: Journal of Clinical Investigation. 2019. DOI: 10.1172/JCI125810.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários