Notícias de saúde

Três intervenções de saúde pública poderiam salvar 94 milhões de vidas em 25 anos

01 de agosto de 2019 (Bibliomed). Reduzir a pressão arterial, a diminuir a ingestão de sal (sódio) e eliminar a ingestão de gordura trans poderia diminuir a incidência de mortes prematuras por doenças cardiovasculares em 94 milhões de pessoas em todo o mundo durante os próximos 25 anos, segundo um estudo publicado na revista Circulation.

Pesquisadores britânicos quantificaram o impacto projetado sobre a mortalidade global (de 2015 a 2040) para três intervenções viáveis ??e de alto impacto: ampliação do tratamento da hipertensão arterial para 70%, reduzir o consumo de sódio em 30% e eliminar a ingestão de ácidos graxos trans artificiais.

Os pesquisadores relatam que o efeito combinado das três intervenções adiaria 94,3 milhões de mortes durante os 25 anos. Apenas aumentar a cobertura de medicamentos anti-hipertensivos para 70% adiaria 39,4 milhões de mortes, enquanto a redução do consumo de sódio em 30% adiaria mais 40 milhões de mortes. Um adicional de 14,8 milhões de mortes poderia ser adiada pela eliminação da gordura trans. O sul da Ásia veria o maior impacto estimado da eliminação de gordura trans, enquanto a África Subsaariana teria a maior proporção de mortes prematuras retardadas.

Esforços nacionais e internacionais para intensificar essas intervenções devem ser um foco dos programas de prevenção de doenças cardiovasculares, segundo os autores.

Fonte: Circulation. DOI: doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.118.038160.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários