Notícias de saúde

Crianças esquecidas no interior de carros podem morrer em até uma hora

19 de junho de 2018 (Bibliomed). Segundo estudo publicado na revista Temperature, em apenas 60 minutos um carro estacionado ao sol se torna uma armadilha mortal para uma criança de dois anos de idade. O estudo avaliou como carros diferentes esquentam em dias quentes em diferentes períodos de tempo.

Na verdade, já se sabia que uma hora direta à luz do sol é suficiente para causar hipertermia potencialmente mortal. Mas, e em um carro estacionado na sombra?

Para o estudo, os pesquisadores mediram temperaturas interiores em seis carros em Tempe, Arizona, durante três dias em junho e julho de 2014. Os veículos - dois sedãs de médio porte, duas minivans e dois carros econômicos - foram deixados sob luz direta do sol ou na sombra.

Com temperaturas externas superiores a 38 graus centígrados, os carros expostos ao sol atingem uma temperatura interior média de 46,5 graus após uma hora, observaram os pesquisadores. Esse número subiu para 69 graus na região do painel, 53 graus no volante e 50,5 graus nos assentos.

Os interiores de carros parados na sombra atingem uma média de cerca de 38 graus dentro de uma hora, subindo para 48 no painel, 42 no volante e 40,5 em assentos, mostraram os resultados.

Os pesquisadores então modelaram como uma criança de dois anos de idade pode se sair em tais condições, dado que o risco de insolação surge quando a temperatura do corpo atinge os 40 graus.

O estudo concluiu que uma hora em local ensolarado ou duas horas em um veículo na sombra pode causar lesões provocadas pelo calor ou até a morte.

Fonte: Temperature. May, 2018.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários