Notícias de saúde

Células-Tronco "Especializam-se" em Laboratório

NOVA YORK (Reuters Health) - Cientistas demonstraram que células-tronco humanas podem ser transformadas em células especializadas com diferentes funções, por meio da exposição a fatores de crescimento. A pesquisa abre caminho para a cultura em laboratório de células especializadas.

Os pesquisadores chefiados por Maya Schuldiner do Instituto de Ciências da Vida da Hebrew University (Universidade Hebraica), de Jerusalém (Israel), testaram os efeitos de combinações e quantidades variadas de oito diferentes fatores de crescimento em células-tronco extraídas de óvulos fertilizados.

Esses óvulos foram descartados em clínicas de fertilização assistida, onde seriam destruídos.

"O que nosso estudo mostrou foi que os fatores de crescimento diferem em suas habilidades para orientar as células-tronco a se especializarem e produzir a grande variedade de células encontradas no organismo", explicou Douglas A. Melton da Universidade de Harvard, em Cambridge (Massachusetts), um dos autores do estudo.

A pesquisa foi publicada na edição de 10 de outubro do Proceedings of the National Academy of Sciences (Procedimentos da Academia Nacional de Ciências).

Novas pesquisas vão determinar em detalhes quais combinações de fatores de crescimento vão, de fato, produzir células completamente funcionais. Por exemplo, Melton informou que está interessado em produzir células beta do pâncreas porque são as células responsáveis pela produção de insulina.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários