Notícias de saúde

Idade não tem interferência significativa em cirurgia na coluna

06 de abril de 2017 (Bibliomed). Os pacientes com mais de 65 anos de idade, parecem ter o mesmo tipo de alívio da dor lombar que os pacientes mais jovens com sintomas similares após uma cirurgia para hérnia de disco lombar, de acordo com uma pesquisa publicada na revista JAMA Surgery.

A nova pesquisa rastreou os resultados de 5.195 pacientes com menos de 65 anos de idade submetidos a microdiscectomia lombar. Outros 381 pacientes que tinham 65 anos e mais velhos quando foram submetidos à cirurgia foram incluídos no estudo. Os dados foram coletados através do Registro Norueguês para Cirurgia da Coluna Vertebral.

Os pesquisadores descobriram que todos os pacientes, independentemente da idade, apresentaram melhora significativa em termos de alívio da deficiência. Não houve diferenças relacionadas à idade observadas em termos de melhoria da qualidade de vida ou dor nas pernas após a cirurgia. Mas aqueles com 65 anos ou mais eram mais propensos a ter complicações menores. Isso foi observado no período da internação hospitalar (4,2 versus 2,3%) e até três meses após a alta (12,4 versus 5,4%). Por outro lado, os pacientes mais jovens tiveram permanências hospitalares mais curtas (1,8 versus 2,7 dias).

Ainda assim, as evidências sugerem que a idade, tomada isoladamente, não deve ser uma contraindicação à cirurgia, contanto que o indivíduo esteja apto para o procedimento.

Fonte: JAMA Surg. Published online February 22, 2017. doi:10.1001/jamasurg.2016.5557

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários