Notícias de saúde

Pode haver relação entre pressão arterial materna e sexo do bebê

30 de janeiro de 2017 (Bibliomed). Uma equipe de pesquisadores canadenses e chineses descobriu que uma maior medida da pressão arterial pré-gravidez pode estar associada a uma maior probabilidade de ter um bebê do sexo masculino. Por outro lado, a pressão arterial mais baixa pode favorecer as chances de dar à luz uma menina.

Mas os pesquisadores só encontraram uma associação entre a pressão arterial pré-gravidez e o sexo do bebê. Eles não provaram uma conexão de causa e efeito.

Não está completamente claro como a pressão arterial de uma futura mãe poderia prever o sexo do bebê. Isso Os pesquisadores suspeitam que a pressão arterial pode estar relacionada ao sexo dos bebês nascidos à termo, não aqueles perdidos em um aborto espontâneo.

O novo estudo incluiu pouco mais de 1.400 mulheres recém-casadas em Liuyang, China, e começou em 2009. Todas as mulheres indicaram a intenção de engravidar dentro de seis meses.

Todos elas foram submetidas a exames completos de laboratório para registrar seus níveis de pressão arterial, colesterol, triglicérides e glicose. Estas medições foram feitas em um tempo médio de seis meses antes da gravidez.

O estudo foi publicado na revista médica American Journal of Hypertension.

Fonte: Jan. 12, 2017, American Journal of Hypertension

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários