Notícias de saúde

Vai viajar no fim de ano? Cuidado com a trombose venosa.

21 de dezembro de 2016 (Bibliomed). Nesta época de festas de fim de ano, muitas pessoas vão realizar viagens para comemorar o Natal e o Ano Novo, e passam por um risco potencial de ocorrência de uma trombose venosa em seus membros inferiores.

Permanecer assentado por longos períodos em um carro ou avião pode limitar a circulação sanguínea e causar uma condição chamada de trombose venosa profunda (TVP). Na trombose venosa profunda, formam-se coágulos sanguíneos nas veias profundas das pernas e coxas.

Um coágulo pode seguir através da corrente sanguínea e se alojar no cérebro, pulmões, coração e outras áreas, causando danos graves em órgãos e até mesmo a morte.

Mas trombose venosa profunda é possível de ser evitada. Alguns conselhos básicos devem ser seguidos:

 

  • Se você pretende viajar para o exterior ou uma viagem interna mais longa, certifique-se de levantar-se e andar pelo menos a cada duas horas, e tentar não dormir mais de quatro horas de cada vez. Beber muita água ou sucos, usar roupas folgadas, comer refeições leves e limitar o consumo de álcool.
  • Se você é mais velho ou tem problemas de circulação venosa, é uma boa ideia usar meias de compressão. Eles vão ajudar a impedir a formação de coágulos (consulte seu médico a respeito da indicação correta das meias)
  • Se não for possível se levantar e mover a cada duas horas, realizar movimentos com as pernas enquanto estava assentado: estender ambas as pernas e os pés para a frente e para trás, e realizar também movimentos circulares com elas
  • Mova o joelho até o tórax e mantenha o alongamento por 15 segundos, pelo menos. Coloque os dois pés no chão e aponte-os para cima, e, em seguida, levante os calcanhares tanto quanto possível.

 

Os sintomas de trombose venosa profunda incluem dor e aumento da sensibilidade, inchaço, vermelhidão e calor aumentado em uma perna. As pessoas que estão grávidas ou que têm uma história de doença cardíaca, câncer ou coágulos de sangue devem consultar um médico antes de uma longa viagem.

Fonte: Houston Methodist Hospital, news release, November 2016

 

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários