Notícias de saúde

Exercícios físicos não protegem mulheres do desenvolvimento de esclerose múltipla

21 de novembro de 2016 (Bibliomed). Uma nova pesquisa publicada na revista Neurology revela: a atividade física regular não irá diminuir o risco de esclerose múltipla (EM) em mulheres

Investigadores da Harvard School of Public Health, em Boston, levantaram dados sobre 193.527 mulheres americanas envolvidas no Nurses' Health Study e no Nurses' Health Study 2. Estas mulheres foram seguidas por até 20 anos. Elas preencheram questionários sobre a sua atividade física atual, bem como sobre sua atividade física quando adolescentes e adultas jovens. A equipe de pesquisadores usou essas informações para calcular o número de horas que as mulheres se exercitavam a cada semana.

Durante o curso do estudo, 341 das mulheres foram diagnosticadas com EM. Depois de considerar uma série de outros fatores, como idade das mulheres, o tipo de exercício, latitude da residência aos 15 anos de idade, tabagismo, e se ou não tomaram suplementos de vitamina D, os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre exercícios e a ocorrência de EM.

O estudo concluiu que, embora o exercício físico tenha sido demonstrado como benéfico para as pessoas com a doença, parece improvável que venha a proteger contra o risco de desenvolver EM.

Fonte: Neurology 10.1212/WNL.0000000000003260

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários