Notícias de saúde

Vírus Zika pode causar Meningoencefalite

27 de abril de 2016 (Bibliomed). A lista de doenças neurológicas potencialmente associados com o vírus Zika continua a crescer, de acordo com uma publicação online feita em março de 2016 na revista The New England Journal of Medicine.

Os autores do estudo descrevem o caso de um homem de 81 anos de idade que estava em bom estado de saúde antes de se tornar febril e, em seguida, evoluir para um coma durante um cruzeiro no Pacífico Sul. A ressonância magnética e um exame de líquido espinhal indicaram meningoencefalite, ou seja, uma infecção ampla do sistema nervoso central.

O paciente foi internado em uma unidade de terapia intensiva, onde os médicos foram capazes de fazer uma tentativa de diagnóstico de infecção Zika. Depois de alguns dias, sua condição começou a melhorar sem tratamento, e 17 dias após a admissão no hospital, ele foi removido de cuidados intensivos. Por volta do dia 38, ele estava totalmente recuperado.

No artigo de perspectiva, publicado na revista, Nathalie Broutet, MD, Ph.D., da Organização Mundial de Saúde, escreve que, apesar da falta de provas ligando o vírus Zika com distúrbios neurológicos, os potenciais riscos graves exigem ação decisiva e imediata para proteger a saúde pública.

Fonte: March 9, 2016DOI: 10.1056/NEJMc1602964

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários