Notícias de saúde

Dietas de teor reduzido de gordura têm resultado similar a outras dietas na perda de peso

12 de janeiro de 2016 (Bibliomed). Uma metanálise publicada em 29 de outubro de 2015 na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology verificou que reduzir a gordura ingerida não é mais eficaz para perder peso do que outras dietas.

Depois de analisar dados de 53 estudos, incluindo mais de 68.000 adultos, os pesquisadores descobriram que dietas com redução da quantidades de gorduras ingeridas  só levou a uma maior perda de peso quando comparadas com a realização de nenhuma dieta. Indivíduos em dietas de baixo teor de carboidratos perderam substancialmente mais peso do que aqueles que tiveram como objetivo principal a redução de gorduras.

Assim, os autores do estudo concluíram que as orientações de saúde pública deveriam parar de recomendar dietas de baixo teor de gordura para perda de peso, salientando que é necessária mais investigações para descobrir qual seria a estratégia mais eficaz e capaz de ser mantida. A adesão a longo prazo é fundamental para o sucesso de qualquer intervenção na dieta, e também é necessário levar-se em conta outros efeitos na saúde a longo prazo das escolhas alimentares feitas.

Fonte: The Lancet Diabetes & Endocrinology. Published Online: 29 October 2015

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários