Notícias de saúde

Imprensa pode influenciar ocorrência de suicídios entre adolescentes

14 de maio de 2014 (Bibliomed). A publicação de notícias relativas a suicídios de adolescentes pode ter um papel em desencadear outros episódios semelhantes, sugere um novo estudo.

Na pesquisa, observando várias dezenas de “nichos” de ocorrências de suicídios entre adolescentes que atingiram diversas comunidades dos Estados Unidos, os investigadores encontraram evidências de que a cobertura feita por um jornal local pode ter contribuído em alguns casos para a replicação dos episódios.

Os especialistas disseram que as descobertas não provam que as histórias de jornal foram as culpados pela ocorrência dos “nichos” de suicídios. Mas o estudo, publicado online no número de maio de 2014 da revista The Lancet Psychiatry, acrescenta evidências de que certos tipos de cobertura da mídia sobre um suicídio às vezes podem criar um efeito cascata.

A Fundação para a Prevenção do Suicídio e outros grupos, incluindo organizações de mídia, colaboraram em recomendações para jornalistas sobre como relatar o suicídio de forma responsável. As diretrizes, disponíveis on-line, desaconselham manchetes sensacionalistas e linguagem ou descrições do método de suicídio. Eles também incentivar os jornalistas a entrevistarem especialistas em prevenção do suicídio, ao invés de depender da polícia ou de socorristas para citações.

Fonte: The Lancet Psychiatry, maio de 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários