Notícias de saúde

682 municípios brasileiros estão em risco de dengue

26 de novembro de 2013 (Bibliomed). Levantamento elaborado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, traçou um mapa das regiões de risco para a dengue. Realizado entre 1º de outubro e 08 de novembro deste ano, o estudo envolveu 1.315 cidades, das quais 157 foram classificados como em situação de risco.

Além desses, o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), classificou outros 525 como em situação de alerta e 633 com índices satisfatórios. O LIRAa teve como objetivo identificar onde estão os criadouros do mosquito para direcionar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue.

Os municípios em que mais de 4% dos imóveis analisados apresentaram larvas do mosquito foram classificados como em situação de risco. Já aqueles que foram colocados em estado de alerta, o índice de infecção ficou entre 1% e 3,9%, e aqueles com índices menores do que 1% estão fora da faixa de risco.

Entre os municípios de situação de risco estão três capitais: Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho. Outras 11 (Boa Vista, Manaus, Palmas, Salvador, Fortaleza, São Luís, Aracaju, Goiânia, Campo Grande; Rio de Janeiro e Vitória) apresentaram situação de alerta e seis estão com índices satisfatórios (Macapá, João Pessoa, Teresina, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre). Belém, Maceió, Recife, Natal, Florianópolis e Brasília, ainda não apresentaram ao Ministério da Saúde os resultados do LIRAa 2013.

Fonte: Ministério da Saúde, 19 de novembro de 2013

Confira os resultados completos do LIRAa 2013.

Saiba mais sobre a dengue em Boa Saúde

Doença neurológica pode ocorrer em até 5% dos casos de dengue. Leia mais em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários