Notícias de saúde

Seu azeite pode não ser tão saudável quanto você pensa

09 de julho de 2013 (Bibliomed). O azeite pode trazer muitos benefícios para a saúde, mas para ter certeza de que essas vantagens estão sendo obtidas é preciso ter cuidado na hora de comprar o produto.

A presença de polifenóis é o que faz com que o azeite seja tão saudável, já que eles são responsáveis por diminuir níveis de inflamação e agirem como oxidantes, reduzindo danos causados às células.

Porém, as quantidades de polifenóis presentes nos azeites diminuem de acordo com a idade do produto. Na medida em que o tempo após a colheita da azeitona passa, menores serão os benefícios obtidos através do consumo do óleo.

Para saber se o azeite sendo comprado é novo, esteja atento às datas mostradas no rótulo. O ideal é comprar produtos que estejam mais próximos da data da colheita, mas nem sempre essa informação está disponível. As azeitonas são colhidas uma vez por ano, normalmente no inverno ou outono, apesar de isso variar de acordo com a região. Assim, o melhor é procurar um azeite que tenha sido produzido até um ano após a sua produção.

Fonte: Live Science, 06 de julho de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários