Notícias de saúde

1 em cada 3 pessoas se arrepende de ter feito uma tatuagem – diz estudo

17 de maio de 2013 (Bibliomed). Dados obtidos por pesquisadores do Reino Unido mostram que quem quer fazer uma tatuagem deve pensar duas vezes: mais de um terço das pessoas tatuadas se arrependem.

Os pesquisadores entrevistaram 580 pessoas tatuadas. Entre aquelas que se arrependeram estavam quem tinha feito a tatuagem quando era muito jovem também quem tinha escolhido um lugar ruim para a realização do procedimento.

A pesquisa foi feita através de questionários anônimos entregues a pacientes de dermatologia que tinham 16 anos ou mais e que tinham uma tatuagem que podia ser vista durante o exame dermatológico comum.

Cerca de 45% dos entrevistados disseram que tinham feito sua primeira tatuagem entre os 25 e 40 anos. Metade dessas pessoas tinha mais de uma tatuagem e a maioria delas havia sido feitas por tatuadores profissionais.

Entre homens e mulheres, os homens mostraram se arrepender mais, especialmente se a tatuagem tivesse sido feita antes de eles completarem 16 anos. Nesses casos, as chances de arrependimento eram três vezes maiores. Dentre os entrevistados que estavam arrependidos de terem feito suas tatuagens, menos da metade das pessoas aceitaria remover a tatuagem.

As informações quanto à relação entre idade e arrependimento do tatuado pode levantar uma questão interessante quanto ao limite de idade para o procedimento.

O conselho dos pesquisadores é que quem quer se tatuar deve pensar bastante antes de escolher qual tatuagem fazer e onde no corpo fazê-la. Se a pessoa se decidir por realizar o procedimento, ela deve procurar conhecer os trabalhos anteriores do profissional e se assegurar de que ele atue de acordo com as exigências sanitárias e de segurança.

O estudo foi desenvolvido no Royal Blackburn Hospital e apresentada na 71ª reunião anual da American Academy of Dermatology, que aconteceu entre os dias 1 e 5 de março de 2013.

Fonte: 71º Annual Meeting of the American Academy of Dermatology, 1 a 5 de março de 2013, Miami Beach, EUA. Abstract: P7114

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários