Notícias de saúde

Alzheimer mata um em cada três idosos nos Estados Unidos

21 de março de 2013 (Bibliomed). Relatório da Associação de Alzheimer, nos Estados Unidos, mostrou que a doença, juntamente com outros tipos de doença mental, mata um em cada três idosos no país. Segundo especialistas, o documento reflete o escopo de como a doença neurológica degenerativa afeta a população que está envelhecendo.

O Alzheimer é a sexta maior causa de morte nos Estados Unidos, de acordo com estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Os pesquisadores explicam que mesmo quando a demência não é a causa direta da morte, pode ser o golpe final em doenças como problemas cardíacos, cânceres ou outras enfermidades graves.

Ente os idosos com mais de 70 anos que não sofrem com o Alzheimer, apenas 30% devem morrer antes dos 80 anos. Essa taxa sobe para 61% entre os idosos na mesma faixa etária que sofrem com a doença.

A demência severa pode tornar difícil para a pessoa se mover ou engolir corretamente. Isso aumenta o risco de pneumonia, uma das causas mais frequentes de morte entre os pacientes com Alzheimer.

O relatório destaca, também, que a demência pode afetar a qualidade de vida dos cuidadores e familiares do doente, além de os gastos com a doença também serem altos.

Fonte: CBS News, 19 de março de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários