Notícias de saúde

Plantas brasileiras podem ajudar no tratamento de até dez tipos de câncer

15 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). A riqueza da flora brasileira é reconhecida internacionalmente. Daqui são extraídos compostos utilizados na fabricação de medicamentos para tratamento de diversas doenças. Espécies dos gêneros Croton e Astraea, muito comuns no país, podem ajudar no tratamento de cânceres.

Pesquisa realizada no Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou que plantas desses gêneros têm atividade antioxidante e antiproliferativa de células cancerígenas, conseguindo inibir algumas linhagens tumorais, como as de câncer de pulmão, de mama e a leucemia.

A pesquisadora responsável, a bióloga Daniela Carvalho Ogasawara, explica que o estudo analisou seis espécies herbáceas nativas da flora brasileira (Astraea comosa, Astraea lobata, Croton lundianus, Croton glandulosus, Croton campestris e Croton triqueter), que, segundo ela, estão presentes em praticamente todos os ecossistemas brasileiros.

Foram utilizados extratos das folhas e caules das plantas, e todas apresentaram a capacidade de sequestro de radicais livres, sendo os extratos das folhas mais eficientes, especialmente do gênero Croton triqueter. "Para as atividades antiproliferativas, 11 dos 12 extratos demonstraram atividade contra as dez linhagens de células cancerígenas analisadas e nenhum foi tóxico à linhagem de controle, composta por células normais", destaca Daniela.

A pesquisadora realizou testes com células de cânceres de mama, melanoma, glioma, cólon, ovário resistente a múltiplos fármacos, pulmão, próstata, ovário, leucemia e rim.

Os resultados da pesquisa demonstraram uma alta potencialidade para alguns extratos, como o das folhas de Astrea comosa e das folhas e caules de Croton campestris para as células de câncer de mama, pulmão e leucemia.

Daniela ressalta a que os resultados obtidos demonstram a importância das plantas e a necessidade da realização de novos estudos com os extratos.

Fonte: Agência USP, 08 de fevereiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários