Notícias de saúde

Antibióticos não curam tosse

03 de janeiro de 2013 (Bibliomed). O uso de antibióticos em pacientes com tosse persistente causada por infecções pulmonares pode não ser eficaz. A conclusão é de estudo publicado na revista especializada Lancet.

Realizado na Bélgica, Grã-Bretanha, França e Alemanha, o estudo envolveu 2.061 pacientes, distribuídos por 12 países europeus, que apresentavam tosse persistente por mais de 28 dias, com suspeitas de infecções pulmonares, como a bronquite.

O estudo verificou a duração e a gravidade dos sintomas nos pacientes que foram tratados com antibióticos ou com placebos, e descobriu que não houve diferenças entre esses. Os participantes realizaram registros diários do desenvolvimento da doença ao longo do tratamento, classificando a gravidade de seus sintomas, que incluíam tosse, falta de ar, dores no peito, coriza e nariz entupido.

De acordo com os pesquisadores, o uso de antibióticos à base de amoxicilina no tratamento de infecções respiratórias em pacientes que não suspeitos de pneumonia não contribui para a melhoria do paciente, e pode, em certos casos, levar a complicações.

Para Paul Little, da Universidade de Southampton e coordenador a pesquisa, a prescrição excessiva de antibióticos pode levar os pacientes a desenvolverem resistência aos princípios ativos desses e a sofrerem efeitos colaterais, como diarreias, alergias e vômitos.

Fonte: Diário da Saúde, 26 de dezembro de 2012

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários