Folhetos de saúde

Terapias não farmacológicas  para alívio da dor na artrite reumatóide

© Equipe Editorial Bibliomed

Como se desenvolveram as terapias não farmacológicas que auxiliam do controle da dor nos casos de artrite reumatóide?

Existem vários métodos não farmacológicos que auxiliam no controle da dor em pacientes com artrite reumatóide. Alguns deles são de natureza empírica, isto é: são adotados apenas porque seu histórico tem demonstrado benefícios. Outros tem em suas bases pesquisas e estudos que justificam seu emprego.

Como funciona o uso do Calor?

Em casa, pode ser conseguido através do uso de toalhas molhadas, compressas quentes, imersão em banheira ou banho sob o chuveiro. De modo geral estão recomendadas sessões de 15-20 minutos até três vezes por dia, dependendo da gravidade dos sintomas. Terapias realizadas em consultórios usam ondas curtas, microondas e ultra-som para direcionar o calor mais profundamente às articulações.

Como funciona o uso do Frio?

Facilmente obtido por bolsas de gelo, o frio local colabora para interromper a dor e reduzir o edema quando usado por cerca de 10-15 minutos por sessão. Sua utilidade é maior nas inflamações agudas nas articulações. Portadores do fenômeno de Raynaud normalmente encontram contra-indicação para o emprego dessa terapia.

Como funciona o uso da Hidroterapia?

Consiste em exercícios realizados em piscinas ou tanques, que facilitam a mobilidade. Isso porque a água diminui o peso das articulações doloridas. Alguns pacientes também podem encontrar alívio no calor e movimento passivo fornecido pelo emprego de hidromassagem.

Como funcionam as Terapias de Mobilização?

Incluem a tração (puxão suave e contínuo), a massagem e as manipulações (uso das mãos para tentar restaurar o movimento normal das articulações enrijecidas). Só podem ser realizadas por um profissional treinado. Esses métodos podem ajudar a controlar a dor a aumentar a mobilidade das articulações bem como a flexibilidade dos músculos e tendões.

Como funciona o uso de TENS (estimulação elétrica trans-cutânea dos nervos) e do biofeedback?

São dois métodos adjuvantes que se propõe aliviar a dor, mas têm a desvantagem de exigirem gastos financeiros consideráveis. No TENS, um estimulo elétrico é transmitido por eletrodos colocados na superfície da pele. Os próprios pacientes podem acionar o método de acordo com a necessidade de controlar a dor.

Como funciona o uso das Terapias de Relaxamento?

Pacientes podem aprender a aliviar a tensão muscular para obter melhora da dor. Fisioterapeutas podem se propor a ensinar técnicas de relaxamento. Muitas vezes sessões de relaxamento são oferecidas em Spas e estações de férias especialmente montados para esse fim.

Como funciona o uso da Acupuntura?

É um método tradicional chinês para alívio da dor e tratamento de diversas doenças. Um acupunturista devidamente qualificado (é importante prudência e discernimento na escolha do profissional, que precisa ter formação médica acadêmica reconhecida) posiciona agulhas em pontos selecionados do corpo. Pesquisadores hoje acreditam que as agulhas estimulariam terminações nervosas profundas que sinalizariam ao cérebro a necessidade de liberar analgésicos naturais (as endorfinas).  O Acupressure é um método similar à acupuntura, mas nele é a pressão que é aplicada nos pontos, ao invés do uso de agulhas. É por isso um método menos invasivo.

Fonte: Dror Mevorach & Stephen A. Paget – Chapter 28: Rheumatoid Athritis in Manual of Rheumatology and Outpatient Orthopedic Disorders: Diagnosis and Therapy 4th Edition.