Videogame pode ajudar no desenvolvimento escolar

Comment

Saúde do bebe e da criança

computador.-criancaCrianças em idade escolar que jogam videogame apresentam alta função intelectual e elevada competência global na escola, diz estudo da Universidade da Columbia, nos Estados Unidos.

Durante muito tempo discutiu-se os possíveis efeitos negativos dos videogames na formação da criança, com alguns estudos apontando, inclusive, para o desenvolvimento de comportamentos agressivos, violentos e anti-sociais. Por outro lado, estudos mais recentes mostraram que o uso de jogos por um período de tempo determinado (de uma a três horas) pode levar ao melhor desempenho escolar.

Publicado na revista Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, o estudo envolveu 3.195 crianças com idades entre seis e 11 anos. Essas foram avaliadas no desempenho escolar, uso de videogame e comportamento. Foram entrevistados pais, professores e a própria criança.

Os resultados mostraram que cerca de 20% das crianças jogam videogame por mais se cinco horas por semana. Após o ajuste para idade, sexo, irmãos, idade da mãe, estado civil, escolaridade, situação de emprego, sofrimento psíquico e região, o uso dos jogos foi relacionado com 1,75 vezes mais chances de alto funcionamento intelectual e 1,88 vezes a chance de elevada competência global na escola.

Para os pesquisadores, jogar videogame pode ter efeitos positivos sobre as crianças, mas a compreensão das maneiras jogos estimulam crianças requer mais pesquisas.

Fonte: Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 07 de fevereiro de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *