Pais acreditam que vacinas são desnecessárias

Comment

Saúde do bebe e da criança

interferonEstudo publicado pela Academia Americana de Pediatria (APA, em inglês) aponta para um fato alarmante: muitos pais consideram as vacinas desnecessárias para seus filhos. De acordo com a pesquisa, realizada em 2013, 87% dos pediatras norte-americanos relataram ter recursas nas vacinas, um aumento de 75% em relação ao último levantamento, realizado em 2006.

Três em cada quatro pais alegam recusar as vacinas porque elas previnem doenças que já foram eliminadas dos Estados Unidos. Contudo, a APA alerta para o fato de que as crianças podem estar sujeitas a essas doenças durante uma viagem ou entrando em contato com pessoas infectadas.

São apontadas como causas de recusa, também, o medo dos pais de as vacinas causarem autismo, efeitos secundários graves, eficácia e segurança das vacinas.

Especialistas da APA recomendam que os profissionais da saúde lembrem os pais das consequências que doenças como catapora, sarampo, meningite e poliomielite podem trazer para as crianças, e que não desistam de ouvir os pais e sanar suas dúvidas, lembrando-os sempre de que as vacinas são rigorosamente testadas para segurança e eficácia.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Pediatrics.

Fonte: Pediatrics, 29 de agosto de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *