Crianças que usam telas sensíveis ao toque se distraem mais facilmente

Comment

Saúde do bebe e da criança

Crianças pequenas que usam telas sensíveis ao toque com muita frequência se distraem mais facilmente do que aquelas que se envolvem menos com a tecnologia, revelou um estudo realizado na Universidade de Londres, na Inglaterra.

Crianças de 12 meses, 18 meses e 42 meses cujos pais relataram alto uso de telas sensíveis ao toque em casa foram mais rápidas em olhar para novos objetos em seu campo de visão enquanto estavam envolvidas em tarefas de computador do que aquelas que não usaram telas sensíveis ao toque ou usaram por menos tempo. Da mesma forma, essas crianças foram menos capazes de ignorar distrações durante os experimentos do que outras.

Para o estudo, os pesquisadores avaliaram os efeitos do uso de tela sensível ao toque em 38 crianças que foram recrutadas e avaliadas aos 12 meses de idade e avaliadas novamente aos 18 meses e aos 42 meses.

Das crianças estudadas, 24 foram consideradas "altas usuárias" da tecnologia de tela sensível ao toque, o que significa que ficavam envolvidas com os dispositivos por 10 ou mais minutos por dia.

Durante cada visita, as crianças participaram de tarefas de computador com um rastreador ocular para medir a atenção. Os objetos apareceram em diferentes locais da tela, e os pesquisadores mediram a rapidez com que as crianças olhavam para os objetos e como podiam ignorar objetos que distraíam.

Eles descobriram que bebês e crianças com alto uso de tela sensível ao toque eram mais rápidos para olhar os objetos quando eles apareciam e eram menos capazes de ignorar objetos que distraiam em comparação com os usuários baixos.

Os autores explicam que os primeiros anos de vida são críticos para que as crianças aprendam a controlar sua atenção e ignorar a distração, habilidades precoces que são conhecidas por serem importantes para realizações acadêmicas posteriores.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-021-81775-7.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *