Artigos de saúde

Sonambulismo

Definição

Andar enquanto estiver dormindo, realizar atos que mais ou menos têm sentido, tais como vestir-se ou despir-se, abrir e fechar portas, ou acender e apagar as luzes 1 ou 2 horas após dormir e pode durar de 5 a 20 minutos.
- Os olhos estão abertos mas em branco.
- Ausência de boa coordenação quando está acordado.
- Durante este período, seu filho não pode ser acordado.
- A criança geralmente pode ter de 4 a 15 anos de idade; 15% das crianças normais andam dormindo.

Causa

O sonambulismo é uma tendência a andar dormindo em sono profundo, herdada dos pais.

Evolução prevista

O sonambulismo normalmente se apresenta nas primeiras 2 horas após a criança ir dormir e geralmente deixam de apresentar o sonambulismo quando chegam à adolescência.

Sugestões de tratamento

1- Suavemente, faça-o voltar para a cama.

Primeiro, guie a criança para o banheiro, pois talvez esteja tentando achar um lugar para urinar, a seguir leve-a para o quarto. O episódio pode terminar quando ele voltar para a cama. Não tente despertá-lo antes que ele torne a dormir tranqüilamente.

2-Proteja seu filho dos acidentes.

Mesmo os acidentes sendo raros, chegam a acontecer, especialmente se seu filho sair de casa. Os sonâmbulos podem ser atropelados por um automóvel ou mordidos por um cão, ou podem se perder. Ponha cercas nas escadas e fechaduras especiais nas portas que vão para o exterior da casa (fora do alcance de seu filho). Evite que seu filho durma na cama de cima, se houverem beliches em sua casa.

3- Ajude seu filho a evitar o esgotamento

A fadiga e a falta de sono podem produzir episódios mais freqüentes de sonambulismo, assim como terrores noturnos. Se seu filho precisar ser despertado pela manhã, isto significa que precisa dormir mais cedo.

4- Projete despertares programados para evitar o sonambulismo

Se seu filho anda durante a noite com freqüência, detenha este padrão perturbador de sono. Durante algumas noites, observe os minutos que decorrem desde o momento que seu filho dorme até o momento que começa o sonambulismo. Nas noites seguintes, desperte a criança 15 minutos antes da hora esperada do sonambulismo. Lembre a seu filho que, quando faz isto, o seu objetivo é que ele "acorde rápido". Mantenha seu filho totalmente desperto durante 5 minutos. Continue com estes despertares programados durante sete noites consecutivas. Se o sonambulismo retornar, repita este programa por mais sete noites.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems