Pacientes com dores crônicas tratados por médicos empáticos têm melhores resultados, indica estudo realizado na Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos.
Continue reading
Pacientes com dores crônicas tratados por médicos empáticos têm melhores resultados, indica estudo realizado na Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos.
Continue reading
Recente pesquisa indicou que a música personalizada pode melhorar o desempenho cognitivo ao otimizar o nível de excitação cognitiva, inspirando-se na lei de Yerkes-Dodson. Este estudo inovador, publicado no IEEE Open Journal of Engineering in Medicine and Biology, examinou a relação entre excitação e desempenho cognitivo durante tarefas cognitivas, utilizando música selecionada pelos participantes para simular ambientes de baixa e alta excitação.
Continue reading
Um novo estudo publicado na revista PLOS ONE propõe uma teoria intrigante sobre como músicas tristes podem ser agradáveis. A pesquisa sugere que muitas pessoas não apenas apreciam músicas que evocam sentimentos tristes, mas que esses sentimentos podem intensificar o prazer de ouvir.
Continue reading
Pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveram um mundo virtual inovador chamado RESeT, destinado a ajudar adolescentes a gerenciar o estresse de forma acessível e envolvente. Em um estudo realizado com 44 jovens de Seattle, a realidade virtual mostrou-se promissora ao diminuir o estresse e melhorar o humor dos participantes, embora não tenha reduzido significativamente os níveis de ansiedade e depressão.
Continue reading
Pesquisadores da Universidade do Missouri descobriram que o suco de repolho roxo, tradicionalmente usado na medicina popular, pode ser um aliado no combate a doenças inflamatórias intestinais (DII), como a doença de Crohn e a colite ulcerativa. O estudo, publicado no International Journal of Molecular Sciences, mostrou que este suco pode modular a microbiota intestinal e aliviar inflamações associadas a essas condições em modelos experimentais com camundongos.
Continue reading
Consumir azeite de oliva regularmente pode reduzir o risco de morte por demência, segundo um estudo publicado no JAMA Network Open. A pesquisa acompanhou 92.383 adultos durante 28 anos e descobriu que aqueles que consumiam mais de 7 gramas de azeite por dia tinham 28% menos chances de morrer de demência em comparação com aqueles que raramente ou nunca consumiam o óleo.
Continue reading
Pesquisadores da University College London descobriram que o sono renova conexões cerebrais, mas isso ocorre principalmente na primeira metade da noite. O estudo, publicado na revista Nature, foi realizado em peixes-zebra transparentes e oferece novas perspectivas sobre o papel do sono.
Continue reading
Aquele cheirinho característico de carros novos pode agradar a muitas pessoas, mas um estudo realizado na Duke University, nos Estados Unidos, indica que ele pode não ser tão bom assim para a saúde.
Continue reading
Um estudo liderado pelas universidades de Genebra (UNIGE) e Toronto, comparou os sonhos de duas comunidades de caçadores-coletores, na Tanzânia e na República Democrática do Congo, com os de indivíduos que vivem na Europa e na América do Norte. A pesquisa demonstrou que os primeiros dois grupos produziam sonhos mais ameaçadores, mas também mais catárticos e socialmente orientados do que os grupos ocidentais.
Continue reading
Traços de personalidade narcisistas estão associados a uma pior resposta ao tratamento psicoterapêutico, de acordo com um estudo multicêntrico alemão com mais de 2.000 participantes que receberam tratamento psicoterapêutico tanto em regime de internação quanto em ambulatório. Os resultados da equipe de pesquisa do Hospital Universitário de Jena e da Universidade de Münster, agora publicados na revista The Lancet Psychiatry, podem contribuir para uma maior individualização da psicoterapia.
Continue reading