Notícias de saúde

Nova técnica de tratamento para catarata

20 de junho de 2011 (Bibliomed). A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, essa condição atinge cerca de 50% das pessoas acima dos 60 anos de idade.

Com o tempo, acontece um desgaste natural de uma estrutura presente no olho, o cristalino, que fica opaco e passa a impedir que os raios de luz cheguem à íris. Antigamente, a doença era muito temida, mas na atualidade o tratamento é simples e muito eficaz.

No Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa de 2011, realizado no início do mês de junho, foi lançada uma nova técnica de tratamento para a doença – a lente acomodativa asférica.

De acordo com o oftalmologista Celso Boianovsky, os laboratórios vem fabricando novas lentes intraoculares, que substituem o cristalino danificado. Ele afirma que “a nova lente tem uma pequena modificação em seu formato que, em termos de benefícios práticos, representa maior qualidade da visão noturna”.

Já foram feitos procedimentos cirúrgicos com essas lentes, e os pacientes tiveram bons processos de adaptação e outros resultados satisfatórios. Boianovsky explica que “a tecnologia utilizada nas lentes acomodativas é bastante promissora, as quais possuem espécies de dobradiças que permitem “movimentos” para se acomodar ao formato natural do olho. Isso quer dizer que as lentes se ajustam às diferentes distâncias para gerar imagens retinianas mais nítidas”.

Fonte: Destaka Assessoria 16 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários