Notícias de saúde
17 de maio de 2011 (Bibliomed). Um novo exame de sangue (que poderá estar disponível em breve) pode ser usado como uma forma de prever longevidade. O exame mede os telômeros, que para muitos cientistas são um indicativo da idade física de uma pessoa.
Os telômeros são estruturas que formam as extremidades dos cromossomos e que mantém a sua estabilidade estrutural, impedido a fragmentação das pontas.
Essas estruturas são vistas como um marcador do envelhecimento biológico, um indicativo de saúde e um previsor da longevidade das células. Existem estudos que mostram a existência de uma relação entre o comprimento dos telômeros e o estilo de vida do paciente. Por exemplo, pessoas que têm maiores níveis de estresse têm telômeros mais curtos. A análise do comprimento dessa estrutura é a melhor forma de medição de genética, estilo de vida e exposição a fatores ambientais.
“Saber se os nossos telômeros são de comprimento normal ou não para uma idade determinada vai nos dar uma indicação do nos status de saúde e da nossa idade fisiológica antes mesmo de doenças aparecerem”, explica Maria A. Blasco, do Telomeres and Telomerase Group.
Se resultados dos exames mostrarem telômeros curtos, os pacientes terão a chance de iniciarem projetos preventivos e melhorias de estilo de vida.
Fonte: UPI 13 de maio de 2011
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também