Notícias de saúde

Tomates protegem contra doenças cardiovasculares

24 de janeiro de 2011 (Bibliomed). O tomate já é conhecido por trazer vários benefícios à saúde, mas pesquisadores japoneses encontraram mais um motivo para incluir o fruto na dieta.

Um ácido encontrado no tomate – o 9-oxo-octadecadienóico - ajuda no controle de lipídios no sangue. O acúmulo dessas substâncias também é conhecido como displidemia, uma condição que pode levar a doenças vasculares, como a asterioesclerose e a cirrose. A displidemia em si não apresenta sintomas, o que torna a sua prevenção extremamente importante.

Os cientistas responsáveis pela pesquisa analisaram o efeito do 9-oxo-octadecadienóico e descobriram que esse composto causa melhoras significativas na oxidação dos ácidos graxos e também influencia positivamente o metabolismo lipídico hepático. De acordo com o Dr. Teruo Kawada, "Encontrar um composto que ajuda na prevenção das doenças crônicas relacionadas à obesidade em produtos alimentícios é uma grande vantagem para a luta contra essas doenças. Isso significa que o tomate permite que as pessoas possam evitar facilmente o início da dislipidemia através da sua dieta diária."

Benefícios do tomate

O tomate é um alimento muito rico e é fonte de diversas substâncias benéficas. Ele contém vitaminas A, B e C; sais minerais como o fósforo, ferro e potássio e também é fonte do licopeno. O licopeno é uma substância antioxidante que protege o corpo contra alguns tipos de câncer, combate radicais livres e retarda o envelhecimento.

Fonte: Diário da Saúde 17 de janeiro de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários