Notícias de saúde

Adeus às rugas faciais

23 de março de 2007 (Bibliomed). As rugas faciais de expressão são resultado do envelhecimento da pele, sobretudo das fibras elásticas aí presentes. Diversos fatores contribuem para o seu surgimento, destacando-se a exposição solar contínua e desprotegida, que conduz a uma desorganização destas fibras elásticas, fazendo com que a pele se torne rugosa e perca sua vitalidade natural.

Muitas propostas de tratamento para as rugas de expressão são lançadas no mercado, com destaque para a indústria de cosméticos, a qual se baseia principalmente no uso de cremes e pomadas, a fim de tentar restabelecer a elasticidade normal da pele. Uma nova modalidade de tratamento para as rugas faciais é o emprego de aparelhos de radiofreqüência bipolar à vácuo, conforme revelam pesquisadores em um estudo na revista Dermatologic Surgery, em Março de 2007.

Os autores afirmam que o uso de tal aparelho associa-se com uma inegável melhora da aparência e textura da pele, durante longo período de tempo. As pessoas que se submeteram a esta modalidade terapêutica relataram dor discreta durante o procedimento, porém demonstraram grande satisfação com os resultados obtidos.

Os eventos adversos mais comuns foram a vermelhidão da pele, no local de aplicação, queimaduras, inchaços, aparecimento de manchas, porém, todos ocorreram em baixa freqüência e foram transitórios.

Assim, os autores reafirmam a segurança e eficácia, do uso de aparelhos de radiofreqüência bipolar à vácuo, no controle das rugas faciais de expressão.

Fonte: Dermatologic Surgery 2007; 33 (3): 300 – 309 (March).

  • Comente este assunto no Blog de Boa Saúde
  • Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários