Notícias de saúde

Stents revestidos por medicamentos e stents metálicos: qual a melhor opção?

05 de fevereiro de 2007 (Bibliomed). Os stents constituem uma excelente opção para a recanalização de uma artéria obstruída. São como tubos, que refazem o caminho interrompido, normalmente em decorrência de placas de gordura nas paredes das artérias. Anteriormente criava-se um novo pertuito para a passagem da circulação, com outros vasos, como a veia safena. Hoje, são utilizados diversos modelos de stents, encontrando-se, por exemplo, os metálicos e os revestidos por medicamentos.

Um artigo, que será publicado em março deste ano, pelo The New England Journal of Medicine, faz uma avaliação sobre o risco de infarto e morte com a colocação de stents metálicos e de stents revestidos por medicamentos - estes últimos, lançados no mercado em 2003. Essa publicação foi baseada na polêmica questão que surgiu, em decorrência das complicações observadas com o uso dos stents revestidos por medicamentos, utilizados com freqüência pelos médicos, após o seu lançamento e liberação pelo FDA.

Pesquisadores do SCAAR (Swedish Coronary Angiography and Angioplasty Registry) analisaram pacientes tratados com stent revestido por medicamentos, e outros que utilizaram o stent metálico, ambos acompanhados por 3 anos. Os autores do estudo observaram que aqueles indivíduos que receberam o stent recoberto por medicamentos, apresentaram um risco um pouco maior de desenvolver um infarto e morrer, do que aqueles o stent tradicional.

Segundo o artigo, esse fato ocorreu principalmente devido ao uso desses novos stents em pacientes que apresentavam lesões complicadas (esses stents eram para ser utilizados em pacientes com alterações discretas e iniciais em seus vasos). Entretanto, o que se torna evidente é que mais estudos sobre o assunto deverão ser realizados, para se comprovar a segurança e eficácia de procedimentos utilizando esse tipo de material.

Fonte: The New England Journal of Medicine; 356 (10): 981 – 984 (March 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários