Notícias de saúde

Nunca deixe seu bebê sozinho no carro!

18 de dezembro de 2006 (Bibliomed). Bebês pequenos não devem ser deixados sozinhos, dormindo em cadeirinhas especiais, no interior de automóveis. Isso é o que indicam os resultados de um estudo publicado na revista British Medical Journal em dezembro de 2006.

No estudo, investigadores da Universidade de Auckland, Nova Zelândia, analisaram dados em bebês atendidos nos serviços de emergências médicas, em conseqüência de um evento que levou a risco de vida, no período de julho de 1999 e dezembro de 2000. No total, 43 bebês apresentaram esta condição, durante este período.

Do total, nove bebês haviam adormecido em suas cadeirinhas de automóveis, quando os pais notaram que apresentavam uma mudança na cor da pele ou na respiração, sendo então levados ao hospital. Os nove bebês tinham entre 3 dias e 6 meses de idade.

No atendimento foi possível a recuperação de todos os bebês. Os autores do estudo observaram, ao reconstituir os eventos que levaram ao atendimento, que as cabeças dos bebês, enquanto assentados nas cadeirinhas, se dobraram para frente (flexão anterior do pescoço), o que levou a uma obstrução das vias aéreas e menor entrada de oxigênio. Segundo eles, uma modificação nos assentos de carros, próprios para bebês, de tal modo a evitar a flexão da cabeça, poderia diminuir o risco destes eventos.

Fonte: British Medical Journal. 2006;333:1205-1206 (9 December)

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários