Notícias de saúde

Síndrome das pernas inquietas é freqüente na gravidez

01 de outubro de 2004 (Bibliomed). Uma nova pesquisa indica que as mulheres grávidas têm uma maior probabilidade de serem portadoras de uma condição dolorosa que interfere com o sono - a síndrome das pernas inquietas.

Esta síndrome é uma desordem do movimento que causa um desejo de mover as pernas associado com a uma sensação incômoda ou desagradável. As pessoas com a desordem descrevem as sensações como "puxar", "esticar", "torcer", "formigar", "fincar", e algumas vezes apresentam sensações dolorosas. Contrações musculares súbitas também podem ocorrer. Os sintomas se agravam no fim do dia e durante a noite, e são aliviados pelos movimentos.

Agora, uma nova pesquisa realizada na Itália e publicada este mês na revista médica avaliou a ocorrência desta Síndrome durante a gravidez. Cerca de 600 mulheres italianas participaram no estudo. Os pesquisadores encontraram que mais de 26% das mulheres grávidas foram afetadas por esta condição, e um quarto daquelas que tiveram o problema apresentaram pelo menos 1 episódio por semana. Na maioria dos casos os sintomas desapareceram após o parto.

Os pesquisadores acreditam que este quadro, nas grávidas, possa estar ligado tanto a diminuição das reservar de ferro no organismo, como também a fatores hormonais.

Fonte: Neurology, September 2004; vol 63: pp 1065-1069.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários