Notícias de saúde

Aumentam as Lesões Entre Adeptos da Musculação nos EUA

Por Keith Murvihill

NOVA YORK (Reuters Health) - O número de norte-americanos que querem entrar em forma cresceu rapidamente, mas o efeito negativo da atividade física é que cada vez mais pessoas estão tendo lesões, sugere um estudo publicado na edição de julho de The Physician and Sports Medicine.

Pesquisadores estimam que cerca de 1 milhão de pessoas foram tratadas de lesões relacionadas a treinamento ou equipamento de musculação entre 1978 e 1998.

Em um novo estudo, pesquisadores analisaram dados do Sistema Eletrônico de Supervisão de Lesão dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que registra informação de 101 hospitais em todos os Estados Unidos.

"Queríamos descobrir se as lesões relacionadas à treinamento de musculação aumentaram além da taxa de crescimento populacional dos Estados Unidos", disse Chester Jones, da Universidade de Arkansas.

Os pesquisadores descobriram que as lesões relacionadas à prática de musculação que exigiram tratamento de pronto-socorro aumentaram em 35 por cento entre 1978 e 1998. Cerca de 1 em 4 destas lesões ocorreu devido ao mau uso ou abuso de equipamento de musculação.

Alguns grupos de idade são de interesse - e preocupação - particular, pois foi detectado entre eles um grande aumento de lesões.

Homens com mais de 65 anos tiveram um aumento de 303 por cento e mulheres entre 45 e 65 anos tiveram um aumento de 281 por cento no número de lesões relacionadas à musculação.

"Estes grupos estão participando com altos números. Há 20 anos, não havia tantas pessoas nestes grupos de idade fazendo musculação", afirmou Jones. "Muitos adultos mais velhos têm consciência dos benefícios à saúde de levantar pesos, como (combater) a osteoporose", completou Jones.

Ele afirmou ainda que o número de lesões é maior entre pessoas que fazem exercícios em casa, destacando a necessidade de um treinador ou parceiro, para diminuir a chance de lesão.

O estudo identificou também que crianças pequenas, especificamente meninos com 4 anos ou menos, são um grupo que está muito vulnerável a lesões de equipamentos de musculação.

"Muito mais pessoas têm equipamentos em casa e os pais não têm noção do risco de lesão entre as crianças", acrescentou Jones. "É importante manter os pesos e o equipamento de musculação longe das crianças", acrescentou.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários