Notícias de saúde

HIV infecta um jovem a cada 14 segundos

20 de Novembro de 2003 (Bibliomed). Uma pessoa jovem é infectada com o vírus HIV, causador da Aids, a cada 14 segundos, de acordo com um relatório divulgado pelas Nações Unidas. Aproximadamente 6 mil pessoas com idade entre 15 e 24 anos se contaminam a cada dia. Metade das novas infecções são agora de pessoas com menos de 25 anos e a maioria é formada por mulheres de países em desenvolvimento.

O relato, chamado "O Estado da População Mundial", mostra que aproximadamente metade da população do mundo tem menos de 25 anos e que 87% vivem em países em desenvolvimento.

Nesta faixa etária, uma em cada quatro pessoas, ou 238 milhões em números absolutos, vivem em pobreza extrema e sobrevivem com menos de US$ 1 (R$ 2,90) por dia. Aproximadamente 57 milhões de jovens do sexo masculino e 96 milhões do feminino, com idades entre 15 e 24 anos, não sabem ler e escrever.

Mais de 13 milhões de crianças com menos de 15 anos perderam o pai, a mãe ou os dois vítimas da Aids.

O relato sugere que pobreza, analfabetismo e falta de apoio do Estado, combinados, ajudam a espalhar o HIV entre os jovens.

As mulheres estão sob risco aumentado de contraírem a infecção: o relatório revela que as mulheres representam dois em cada três pacientes com Aids no mundo. Na África subsaariana, o número sobe para 67%. Na Ásia, as mulheres são 62% dos infectados.

O relato diz que muitas mulheres de países em desenvolvimento não estão aptas a se proteger contra a doença. Em muitos casos, elas não sabem como a doença se espalha. Na Somália, por exemplo, apenas 26% das mulheres já ouviram falar de Aids, e apenas 1% delas sabem como se proteger. Outras simplesmente não tem o poder de negociar com o parceiro o uso do preservativo ou a falta de desejo sexual.

Milhões de garotas se casam com homens mais velhos todos os anos. Em muitos casos, os homens têm muito mais experiência sexual e as meninas se sentem inaptas a convencê-los a usar o preservativo. Pesquisas recentes no Quênia e na Zâmbia revelaram que as mulheres casadas estão mais expostas à Aids que as solteiras.

O relato diz que melhores programas de saúde sexual, melhores serviços públicos e mensagens sobre sexo seguro precisam ser transmitidas aos jovens.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários