Notícias de saúde

Depressão e obesidade fortemente relacionadas

30 de Setembro de 2003 (Bibliomed). Obesidade e depressão são duas das enfermidades mais comuns da sociedade moderna; contudo, sabe-se relativamente pouco a respeito da relação entre elas. Um novo estudo, preparado na Austrália e publicado na semana passada na revista Archives of Internal Medicine procurou investigar esta relação mais profundamente.

No estudo, foram avaliadas 487 pessoas severamente obesas, programadas para serem submetidas a cirurgia de redução do estômago, para lhes ajudar a perder peso. Os pacientes completaram um questionário projetado para detectar a depressão. O questionário foi preenchido antes da cirurgia e a intervalos anuais depois da cirurgia.

Foi observada uma queda acentuada no nível de depressão detectado nos pacientes após o emagrecimento, com avaliações sendo efetuadas até 4 anos após a operação.

Os cientistas concluíram que as pessoas que estão gravemente obesas são freqüentemente muito deprimidas, e isto é especialmente verdadeiro em mulheres jovens. O estudo dá embasamento à idéia de que a depressão e a obesidade muito freqüentemente estão ligadas, e que aqueles mais afetados pela depressão têm o maior benéfico mental de uma cirurgia para redução de peso.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários