Notícias de saúde

Dor de Cabeça Não é Sinal de Hipertensão, Diz Estudo do Brasil

30 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Muitas pessoas - e seus médicos - acreditam que as dores de cabeça indicam um aumento na pressão sanguínea. Agora, um novo estudo brasileiro mostra que provavelmente essa crença é falsa.

Entre 76 pacientes com hipertensão (pressão sanguínea alta) moderada cuja pressão sanguínea foi monitorada durante um dia inteiro, 25 (33 por cento) desenvolveram dor de cabeça.

Mas as leituras de pressão sanguínea de 24 horas desses pacientes não apresentaram alterações quando a dor de cabeça ocorria. Não houve grandes diferenças de curvas de pressão entre pacientes que tiveram ou não dor de cabeça.

Entre aqueles com dor de cabeça, oito apresentaram enxaqueca. O restante teve dor de cabeça de tensão.

No estudo, publicado na edição de janeiro de Archives of Internal Medicine, os pesquisadores destacaram que o pequeno número de pacientes com enxaqueca incluído no estudo impede a interpretação da relação entre a pressão sanguínea e a enxaqueca de modo conclusivo.

A principal diferença entre as pessoas que sofriam e não sofriam de dor de cabeça foi que aquelas com dor de cabeça apresentavam níveis mais altos de pressão sanguínea quando o aparelho para medir a pressão -- uma estrutura semelhante a uma manga de camisa usada no braço -- era colocado e removido.

Isso pode ter ocorrido devido a uma "reação de alerta exagerada", destacaram Miguel Gus e sua equipe, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

"A ansiedade pode ser o mecanismo comum para explicar a ocorrência de dor de cabeça e a reação de alerta nesses pacientes", de acordo com os pesquisadores.

Uma das limitações do estudo é que ele não incluiu pessoas com pressão sanguínea normal ou aquelas com pressão sanguínea alta grave, disseram Gus e sua equipe.

Os cientistas destacaram que alguns livros médicos e artigos de revisão ainda afirmam que a dor de cabeça é um sintoma de hipertensão.

"A inconsistência na literatura sobre a relação dessas duas situações predominantes, hipertensão e dor de cabeça, criou alguns mitos entre os pacientes", afirmaram Gus e sua equipe.

Um deles é que pessoas podem usar seus próprios sintomas -- incluindo a dor de cabeça -- para verificar se sua pressão sanguínea está alta.

"Nossas descobertas demonstram que, em pacientes com hipertensão moderada, não há associação entre dor de cabeça, classificada como de tensão ou enxaqueca, e pressão sanguínea", concluíram os pesquisadores.

"Os profissionais de saúde devem desestimular os pacientes com hipertensão a acreditar que podem se basear na presença desse sintoma para saber seus níveis de pressão sanguínea", acrescentaram Gus e sua equipe.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários