Notícias de saúde

Riscos cardíacos em pacientes com HIV são subestimados

13 de maio de 2025 (Bibliomed). Pacientes vivendo com HIV enfrentam riscos cardiovasculares significativos que, segundo um estudo global, são frequentemente subestimados por modelos de previsão amplamente utilizados. A pesquisa, publicada na revista Lancet HIV, analisou dados do estudo REPRIEVE, que incluiu participantes de países de baixa, média e alta renda.

Os pesquisadores descobriram que, em países de alta renda, os modelos atuais subestimam os eventos cardiovasculares em mulheres e homens negros com HIV. Por outro lado, em países de baixa e média renda, esses modelos tendem a superestimar os riscos para todos os pacientes com HIV.

Esses resultados indicam a necessidade de modelos de previsão mais precisos e específicos para populações e regiões diferentes. "Os modelos precisam ser ajustados para refletir com precisão os riscos cardiovasculares de pessoas vivendo com HIV, especialmente em contextos de renda baixa e média", afirmou um dos autores do estudo.

O estudo também propôs fatores de correção para abordar essas discrepâncias e reforçou a importância de recomendações de tratamento mais robustas para mulheres e homens negros em países de alta renda.

As descobertas têm implicações importantes para as diretrizes globais de saúde. Ajustar os modelos de risco pode melhorar a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares em pacientes com HIV, reduzindo a mortalidade e melhorando a qualidade de vida.

Fonte: The Lancet HIV. DOI: 10.1016/S2352-3018(24)00351-5.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários