Notícias de saúde

Ter um irmão com demência pode diminuir expectativa de vida

18 de março de 2024 (Bibliomed). Um estudo envolvendo gêmeos sugere que pessoas com irmãos que desenvolvem demência podem ter expectativa de vida mais curta.

Realizado na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, o estudo envolveu 90 pares de gêmeos idênticos (que compartilham todos os seus genes) e 288 pares de gêmeos fraternos, todos provenientes de um banco de dados de 40 anos na Suécia, conhecido como Registro Sueco de Gêmeos.

Em todos os conjuntos de gêmeos utilizados no novo estudo, um gêmeo desenvolveu demência, enquanto o outro não. Como foi visto em outros estudos, a expectativa de vida média após um diagnóstico de demência foi de cerca de sete anos.

Os resultados mostraram que expectativa de vida pós-diagnóstico foi aproximadamente semelhante para os gêmeos idênticos, onde um deles foi diagnosticado com demência. Entre os gêmeos fraternos, quando um é diagnosticado com demência, o gêmeo não afetado pela demência tem uma esperança de vida ligeiramente mais curta, em comparação com pessoas que não têm irmãos com demência.

Fonte: Alzheimer's and Dementia. DOI: 10.1002/alz.13553.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários