Notícias de saúde

Qual o papel da atenção primária no cuidado de pacientes com demência?

12 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo qualitativo realizado na Califórnia com médicos de atenção primária revelou perspectivas fundamentais sobre o papel desses profissionais no diagnóstico e cuidado de pacientes com demência. O estudo destaca a importância das relações de confiança a longo prazo com os pacientes, compreender o contexto de vida deles e coordenar o cuidado de pacientes com demência.

Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas com 39 profissionais de atenção primária, incluindo médicos, enfermeiros praticantes e médicos osteopatas, entre março de 2020 e novembro de 2022. A análise das respostas revelou seis temas principais relacionados às perspectivas destes profissionais sobre seu papel no cuidado de pacientes com demência.

Os profissionais acreditam que desempenham um papel crucial nesse processo, embora muitas vezes enfrentem desafios na busca de diagnósticos precisos e no encaminhamento adequado dos pacientes.

Outro tema essencial destacado é a importância das relações de confiança de longo prazo com os pacientes. Os médicos acreditam que construir e manter essas relações é fundamental para fornecer cuidados eficazes e apoiar os pacientes e suas famílias ao longo do tempo.

Além disso, compreender o contexto de vida dos pacientes é visto como um aspecto crucial do cuidado de pacientes com demência. Isso envolve reconhecer as necessidades e preferências individuais dos pacientes e adaptar os cuidados de acordo.

A educação das famílias dos pacientes com demência é outra área enfatizada pelos profissionais. Eles reconhecem a importância de orientar e apoiar as famílias no entendimento da demência e no gerenciamento dos desafios associados a essa condição.

Finalmente, os profissionais mencionam as limitações dos sistemas de saúde como um desafio significativo em seu papel no cuidado da demência. Eles acreditam que suas capacidades podem ser mais bem aproveitadas se houver melhorias nos sistemas de saúde para apoiar o cuidado de pacientes com demência.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.36030.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários