Notícias de saúde

Bebês grandes têm mais risco de problemas cardiovasculares

03 de outubro de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo teve como objetivo esclarecer as relações entre bebês grandes para a idade gestacional ao nascer (GIG) e fatores de risco cardiometabólicos.

Os bancos de dados PubMed, Web of Science e Cochrane Library foram pesquisados para identificar estudos sobre bebês GIG e resultados de interesse, incluindo IMC, pressão arterial, metabolismo da glicose e perfis lipídicos. Uma metanálise foi realizada usando um modelo de efeitos aleatórios.

No geral, 42 estudos envolvendo 841.325 indivíduos foram incluídos. Em comparação com indivíduos nascidos adequados para a idade gestacional, os indivíduos nascidos GIG apresentaram maior chance de sobrepeso e obesidade, diabetes tipo 1, hipertensão arterial e síndrome metabólica. Nenhuma diferença significativa foi encontrada em relação à hipertrigliceridemia e hipercolesterolemia. As análises estratificadas mostraram que, em comparação com os indivíduos nascidos adequados para a idade gestacional, os indivíduos nascidos GIG apresentaram maiores chances de sobrepeso e obesidade desde a idade da criança até a puberdade.

O estudo concluiu que o fato de um bebê ser GIG ao nascer está associado ao aumento das chances de obesidade e síndrome metabólica mais tarde na vida. Estudos futuros devem se concentrar em elucidar os mecanismos potenciais e identificar os fatores de risco para tal ocorrência.

Fonte: Obesity. DOI: 10.1002/oby.23701.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários