Notícias de saúde

Dormir pouco aumenta risco de obstrução das artérias dos membros inferiores

21 de setembro de 2023 (Bibliomed). Mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo têm doença arterial periférica (DAP), em que as artérias dos membros inferiores ficam obstruídas, diminuindo o fluxo sanguíneo, estando associado aos riscos de outras doenças cardiovasculares.

Agora, um estudo publicado no publicado no European Heart Journal Open indica que dormir menos de cinco horas por noite está associado a uma probabilidade 74% maior de desenvolver doença arterial periférica em comparação com sete a oito horas.

O estudo incluiu mais de 650.000 participantes e foi conduzido em duas partes. Primeiro, os pesquisadores analisaram as associações da duração do sono e do cochilo diurno com o risco de DAP. Na segunda parte, os pesquisadores usaram dados genéticos para realizar ensaios controlados randomizados naturalmente (randomização mendeliana) para examinar a causalidade das associações.

Tomados em conjunto, a evidência mais forte foi para o sono curto, onde a relação com o DAP ocorreu nos dois sentidos. Em uma análise observacional de 53.416 adultos, dormir menos de cinco horas por noite foi associado a um risco quase dobrado de DAP em comparação com sete a oito horas (taxa de risco [HR] 1,74; intervalo de confiança [IC] de 95% 1,31–2,31).

Esta descoberta foi apoiada por análises adicionais em 156.582 e 452.028 indivíduos. Nos estudos causais, o sono curto foi associado a um risco aumentado de DAP e, além disso, a DAP foi associada a uma probabilidade aumentada de sono curto. Os resultados indicam que um sono noturno curto pode aumentar a chance de desenvolver DAP, e que ter DAP aumenta a chance de dormir pouco.

São necessárias mais pesquisas sobre como interromper o vínculo bidirecional entre sono curto e DAP. Mudanças no estilo de vida que ajudam as pessoas a dormir mais, como ser fisicamente ativo, podem diminuir o risco de desenvolver DAP. Para pacientes com DAP, otimizar o controle da dor pode permitir que eles tenham um boa noite de sono.

Fonte: European Heart Journal Open. DOI: 10.1093/ehjopen/oead008.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários