Notícias de saúde

Consumo de café na gestação pode diminuir estatura da criança

27 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Mesmo pequenas quantidades de consumo diário de cafeína por mulheres grávidas podem fazer com que os filhos tenham estatura menor ao longo da primeira infância, em comparação com o crescimento de crianças cujas mães evitaram cafeína durante a gravidez, sugere um novo estudo do U.S. National Institute of Child Health and Human Development.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram as concentrações de cafeína e seu metabólito primário, a paraxantina, do plasma e soro materno coletados no primeiro trimestre da gravidez. Em seguida, eles avaliaram o índice de massa corporal, peso e altura entre os filhos das mulheres de 4 a 8 anos, realizando exames presenciais, analisando duas populações de estudo envolvendo cerca de 800 e 1.600 crianças, respectivamente.

Os resultados indicaram que que os filhos de mulheres com maiores concentrações de cafeína eram, em média, 2 centímetros mais baixos do que os daquelas que não consumiram café durante a gestação.

Os pesquisadores sugeriram que pesquisas futuras sobre o consumo de cafeína durante a gravidez devem acompanhar o crescimento das crianças na puberdade e além para determinar se as diferenças de altura continuam a aumentar na idade adulta e se a altura mais baixa associada ao consumo materno de cafeína confere maior risco de disfunção cardiometabólica.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.39609.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários