Notícias de saúde

Maioria das pessoas acredita que está comendo mais saudável que a realidade

09 de novembro de 2022 (Bibliomed). As pessoas que tentam adotar uma dieta mais saudável provavelmente não são os melhores juízes de quão bem estão realmente comendo, indica um novo estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores avaliaram as dietas de 116 adultos entre 35 e 58 anos na área de Pittsburgh que estavam tentando perder peso. Os participantes se encontraram pessoalmente com um nutricionista para discutir sua nutrição e, em seguida, acompanharam tudo o que comiam e bebiam todos os dias por um ano no aplicativo Fitbit.

No início, meio e final do estudo de um ano, os participantes foram convidados a preencher um questionário de recordatório alimentar de 24 horas – essencialmente uma autoavaliação de quão bem eles estavam comendo, com base em suas lembranças pessoais. Os participantes também avaliaram a qualidade inicial e final da dieta.

Os pesquisadores usaram os dados reais de alimentação e as lembranças dos participantes para calcular duas pontuações separadas do Índice de Alimentação Saudável (HEI), uma com base nos números reais da dieta e a outra com base nas percepções das pessoas sobre o que comiam. Apenas 27% das pessoas tiveram uma autoavaliação que concordava com sua pontuação real no HEI até o final do estudo.

Segundo os autores, apenas cerca de 1 em cada 4 pessoas poderia estimar com precisão o quão saudável eles estavam comendo quando solicitados a avaliar sua dieta depois de um ano tentando perder peso. O pior: apenas 1 em cada 10 pessoas entendeu como sua dieta realmente mudou durante aquele ano, com a maioria assumindo que fizeram avanços muito maiores do que realmente fizeram.

Fonte: American Heart Association Annual Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários