Notícias de saúde

Idosos que fumam estão em maior risco de câncer

19 de setembro de 2022 (Bibliomed). Fumar e idade avançada são os dois fatores de risco mais importantes para o câncer, mostra um novo da American Cancer Society.

Para identificar fatores associados a mais de 2% de risco de desenvolver câncer em cinco anos, os pesquisadores analisaram dois estudos da American Cancer Society que incluíram quase 430.000 participantes sem histórico pessoal de câncer. Eles foram seguidos por até cinco anos. Ao longo desse tempo, 15.226 cânceres foram diagnosticados.

O risco relativo de qualquer câncer foi mais forte para os fumantes atuais em comparação com os que nunca fumaram. Durante o tempo de seguimento, o risco absoluto superou 2% para quase todos com mais de 50 anos e algumas pessoas mais jovens. Esses incluíram fumantes atuais ou ex-fumantes com menos de 50 anos e não fumantes de longa data com excesso de peso ou pais, irmãos ou filhos com histórico de câncer.

Nos homens, o consumo de álcool, histórico familiar, consumo de carne vermelha e sedentarismo também foram associados ao risco. Nas mulheres, o risco foi associado ao IMC, diabetes tipo 2, histerectomia e laqueadura, histórico familiar, pressão alta e inatividade física. O risco absoluto de cinco anos foi tão alto quanto 29% em homens e 25% em mulheres.

Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.34395.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários