Notícias de saúde

Idosos com relacionamentos infelizes caem em mais golpes

27 de julho de 2022 (Bibliomed). Adultos mais velhos que estão sozinhos ou insatisfeitos com seus relacionamentos podem ser mais vulneráveis a golpistas, sugere uma nova pesquisa realizada na University of Southern California Keck School of Medicine, nos Estados Unidos.

O estudo incluiu 26 adultos, todos com pelo menos 50 anos de idade, com idade média de 65 anos. Os pesquisadores avaliaram a saúde geral de cada participante, funcionamento mental, depressão, ansiedade e histórico anterior de exploração financeira.

Os pesquisadores então coletaram dados em intervalos de duas semanas durante seis meses, medindo o quão bem os relacionamentos dos participantes estavam funcionando. Eles fizeram isso perguntando com que frequência eles discutiram com alguém, se sentiram rejeitados, se sentiram solitários, desejaram que seus relacionamentos fossem melhores e desejaram ter mais amigos. Também foram incluídas perguntas para estimar a vulnerabilidade, como: "Você está confiante em tomar grandes decisões financeiras?" e "Com que frequência alguém o convenceu a decidir gastar ou doar dinheiro que você inicialmente não queria fazer?".

Os resultados mostraram que quando uma pessoa relatou um aumento nos problemas dentro de seu círculo social ou um aumento nos sentimentos de solidão, é muito mais provável que vejamos um aumento correspondente em sua vulnerabilidade psicológica para ser explorada financeiramente duas semanas depois.

Para os autores, esses resultados fornecem informações importantes sobre como proteger pessoas mais velhos contra golpes comuns, e recomendam que filhos e netos adultos fiquem atentos a problemas sociais na vida de seus entes queridos mais velhos, incluindo a morte de um amigo próximo ou uma discussão com um membro da família, para ajudar a protegê-los durante esses tempos vulneráveis.

Fonte: Aging & Mental Health. DOI: 10.1080/13607863.2022.2076210.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários