Notícias de saúde

Bariátrica pode diminuir complicações do COVID-19

10 de maio de 2022 (Bibliomed). A obesidade é um fator de risco estabelecido para infecção grave por COVID-19. No entanto, não se sabe se a perda de peso está associada à redução de resultados adversos da infecção por COVID-19.

Estudo teve como objetivo investigar a associação entre uma intervenção bem-sucedida para perda de peso e melhor risco e gravidade da infecção por COVID-19 em pacientes com obesidade.

Neste estudo de coorte de 11.809 pacientes com obesidade, as taxas de resultados positivos do teste SARS-CoV-2 foram comparáveis entre os pacientes do grupo cirúrgico e do grupo controle. No entanto, a cirurgia anterior para perda de peso foi significativamente associada a um risco 49% menor de hospitalização, risco 63% menor de necessidade de oxigênio suplementar e risco 60% menor de doença grave durante um período de 12 meses após contrair a infecção por COVID-19.

Os resultados deste estudo mostram uma associação entre a perda de peso alcançada com a cirurgia e melhores resultados da infecção por COVID-19, sugerindo que a obesidade pode ser um fator de risco modificável para a gravidade da infecção por COVID-19.

Fonte: JAMA Surgery. DOI: 10.1001/jamasurg.2021.6496.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários