Notícias de saúde

10% dos infectados podem transmitir Covid por mais de 10 dias

10 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Uma em cada 10 pessoas com COVID-19 ainda pode ser infecciosa além de 10 dias, e algumas podem permanecer assim por até dois meses, sugere um novo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, na Inglaterra. Os resultados foram descobertos com base em um novo teste que busca identificar vírus ativo e potencialmente infeccioso.

Pesquisadores relataram que um novo teste pode detectar se o coronavírus ainda está potencialmente ativo. Eles o usaram para analisar amostras de 176 pessoas que deram positivo em testes de PCR padrão. Após 10 dias, 13% das pessoas tinham níveis de vírus ativos, indicando que eles ainda poderiam ser infecciosos. Esses níveis continuaram em alguns dos participantes por até 68 dias.

Os testes de PCR padrão verificam a presença de fragmentos virais e podem revelar se alguém teve o coronavírus recentemente, mas não se ainda está ativo. O novo teste - que ainda não está disponível - é capaz de identificar se ainda há vírus ativo na pessoa, o que a torna uma possível fonte de transmissão.

Para os pesquisadores, embora ainda sejam necessárias mais pesquisas, o novo teste pode ser útil em certos ambientes para proteger pessoas vulneráveis, isso porque, em alguns ambientes, como instalações de cuidados residenciais, as pessoas que retornam após a doença e continuam infecciosas após 10 dias podem representar um sério risco à saúde pública.

Fonte: International Journal of Infectious Diseases. DOI: 10.1016/j.ijid.2021.12.312.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários