Notícias de saúde

Maconha pode aumentar risco de suicídio?

05 de agosto de 2021 (Bibliomed). Durante a última década, o uso de cannabis entre os adultos nos Estados Unidos aumentou acentuadamente. Ao mesmo tempo, houve um aumento nas ideações e tentativas de suicídio. Contudo, não se sabe se há relação entre esses dois fatos.

Uma pesquisa do U.S. National Institute on Drug Abuse teve como objetivo determinar se o uso de cannabis e o transtorno por uso dessa substância estão associados a uma maior prevalência de suicídio entre jovens adultos com ou sem depressão e avaliar se essas associações variavam conforme o sexo.

O estudo envolveu 281.650 adultos e considerou dados das Pesquisas Nacionais de Uso de Drogas e Dados de Saúde de 2008-2019. Foram encontradas associações entre transtorno do uso de cannabis no ano anterior, uso diário de e uso não diário da droga com maior prevalência de ideação suicida no ano anterior, planejamento e tentativa de suicídio em ambos os sexos, mas significativamente mais nas mulheres.

Para os pesquisadores, esses resultados indicam que o uso de cannabis foi associado a maior prevalência de ideação, planejamento e tentativa suicida entre os jovens adultos com ou sem depressão, e os riscos foram maiores para as mulheres do que para os homens.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.13025. (Texto completo)

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários