Notícias de saúde

Gás do riso poderia ajudar no tratamento da depressão

22 de julho de 2021 (Bibliomed). Cerca de um terço dos indivíduos que sofrem de depressão estão sob risco de resistência ao tratamento. O óxido nitroso, ou gás hilariante, na concentração inalada de 50% demonstrou melhorar os sintomas depressivos em pacientes com depressão importante resistente ao tratamento. Não se sabe se uma concentração mais baixa de 25% de óxido nitroso fornece eficácia e persistência semelhantes de efeitos antidepressivos ao mesmo tempo em que reduz o risco de efeitos colaterais adversos.

Um novo estudo da University of Chicago Medicine e da Washington University verificou que uma única sessão de inalação com 25% de óxido nitroso gasoso foi quase tão eficaz quanto 50% de óxido nitroso no alívio rápido dos sintomas de depressão resistente ao tratamento, com menos efeitos colaterais adversos.

O estudo, que avaliou as respostas em 20 pacientes, publicado em 9 de junho na Science Translational Medicine, também descobriu que os efeitos duraram muito mais tempo do que se acreditava, com alguns participantes experimentando melhorias por mais de duas semanas.

Esses resultados indicam a promessa de o óxido nitroso ser um tratamento rápido e eficaz para aqueles indivíduos que sofrem de depressão grave que não responde a outros tratamentos.

Fonte: Science Translational Medicine. Vol. 13. Issue 597.eabe1376.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários