Notícias de saúde

Adolescentes obesos têm mais risco de AVC

14 de junho de 2021 (Bibliomed). Um índice de massa corporal (IMC) mais alto na adolescência está associado a um risco significativamente maior de primeiro acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico em adultos com menos de 50 anos, independentemente de terem diabetes tipo 2, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista médica especializada Stroke.

Embora as taxas de obesidade adolescente e AVC entre adultos com menos de 50 anos continuem a aumentar em todo o mundo, a ligação precisa entre as duas condições ainda não é totalmente compreendida.

O novo estudo analisou especificamente o IMC de adolescentes e o primeiro AVC antes dos 50 anos entre 1,9 milhões de homens e mulheres que viviam em Israel (idades de 16 a 20; 58% dos homens; 84% nascidos em Israel). Todos os participantes do banco de dados foram submetidos a um exame médico completo entre 1985 e 2013. Os grupos de IMC padrão considerados foram: abaixo do peso (inferior a 5º percentil); IMC normal baixo (5º a 49º percentil); IMC normal alto (50º a 84º percentil); sobrepeso (85º a 94º percentil); e obeso (maior que 95º percentil).

Durante o período de acompanhamento, para todos os 1,9 milhões de participantes entre 2014 e 2018, os pesquisadores descobriram:

- No geral, ocorreram 1.088 AVCs (921 AVCs isquêmicos, 167 AVCs hemorrágicos), e a idade média no momento do derrame era 41. O IMC do adolescente estava diretamente relacionado ao risco de primeiro AVC isquêmico.
- Em comparação com os participantes do grupo de IMC normal baixo, adolescentes que estavam na categoria de sobrepeso tinham um risco 2 vezes maior de AVC antes dos 50 anos, e adolescentes com obesidade tinham um risco 3,4 vezes maior.
- Mesmo adolescentes com IMC na faixa do normal alto eram mais propensos a ter um AVC antes dos 50 anos, em comparação com aqueles no grupo de IMC normal baixo.

Depois de contabilizar o diabetes tipo 2, os adolescentes que estavam na categoria de sobrepeso ou obesidade ainda tinham um risco maior de acidente vascular cerebral (1,6 vezes e 2,4 vezes, respectivamente) em comparação com pessoas que tinham valores de IMC dentro da faixa normal. Apesar de o sobrepeso e a obesidade durante a adolescência serem um problema comum, as conclusões do estudo foram surpreendentes, ao verificar que o diabetes tipo 2 não explicava o maior risco de acidente vascular cerebral isquêmico, que ocorria mesmo antes dos 30 anos em alguns casos.

Estes resultados ressaltam a importância do tratamento eficaz e da prevenção de IMC normal alto e IMC excessivamente alto durante a adolescência. Este estudo também é o primeiro a mostrar que o risco de AVC associado a valores de IMC mais elevados é o mesmo para homens e mulheres.

Fonte: Stroke. DOI: 10.1161/STROKEAHA.120.033595.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários