Notícias de saúde

Homens com câncer de mama podem ter mais problemas cardíacos

18 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Fatores de risco de doenças cardíacas são comuns entre homens com câncer de mama, descobriu um pequeno estudo realizado pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram os prontuários médicos de 24 pacientes do sexo masculino com câncer de mama, com idades entre 38 e 79 anos. Metade tinha histórico familiar de câncer de mama.

Quase 8 em cada 10 pacientes tinham carcinoma ductal invasivo, que é o tipo mais comum de câncer de mama e ocorre quando o câncer começa nos dutos mamários e se espalha para o tecido mamário circundante. Cerca de 9 em cada 10 dos pacientes estavam acima do peso, 58% tinham pressão alta e 54% tinham colesterol alto. Seis dos homens foram diagnosticados com uma malignidade primária secundária e três com uma terceira malignidade primária.

Todos os pacientes foram submetidos a mastectomia, 4% receberam quimioterapia com antraciclina, 8% receberam terapia direcionada a HER2, 16% receberam radiação e 71% receberam terapia hormonal.

Uma frequência cardíaca anormalmente aumentada (taquiarritmia) já estava presente em 8% dos pacientes e se desenvolveu em 13% dos pacientes durante o tratamento. Dois pacientes tiveram a fração de ejeção diminuída - uma diminuição na quantidade de sangue que o coração bombeia a cada batimento - e dois pacientes desenvolveram insuficiência cardíaca após o tratamento.

De acordo com os pesquisadores, a alta taxa de problemas cardíacos em pacientes com câncer de mama do sexo masculino justifica uma investigação mais aprofundada para entender melhor o risco de doença cardíaca preexistente em resultados de longo prazo para esses pacientes.

As descobertas também mostram que os cardiologistas e cardio-oncologistas precisam estar envolvidos no tratamento do câncer de mama masculino devido aos fatores de risco cardíacos comuns e aos efeitos tóxicos potenciais no coração do tratamento do câncer de mama.

Essa pesquisa é considerada preliminar até ser publicada em um periódico com revisão por pares.

Fonte: American College of Cardiology's Advancing the Cardiovascular Care of the Oncology Patient Virtual Course. February 05-06, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários