Notícias de saúde

O conhecimento dos sinais e sintomas de um derrame varia entre as pessoas

12 de janeiro de 2021 (Bibliomed). O conhecimento dos sinais e sintomas de um acidente vascular cerebral (AVC) e a necessidade de ligar para um telefone de emergência quando eles ocorrerem podem melhorar os resultados desta condição. Nos Estados Unidos, este telefone tem o número de 911.

Para prevenir a mortalidade ou incapacidade de longo prazo, os AVCs requerem um rápido reconhecimento e intervenção médica precoce.

Um estudo publicado na revista eletrônica do CDC, Morbidity and Mortality Weekly Report, buscou avaliar os níveis de conhecimento acerca dos sinais e sintomas de um AVC e a necessidade de ligar para o 911 quando eles ocorrerem foram relatados.

Foi realizada entrevista com indivíduos adultos em 2017, uma lista de cinco sinais e sintomas foi fornecida. Pediu-se aos entrevistados para identificar se cada um era um sintoma “de que alguém pode estar tendo um AVC”. Os entrevistados também foram solicitados a escolher "a melhor coisa a fazer imediatamente" se "você pensou que alguém estava tendo um AVC". Uma opção era ligar para o 911.

A prevalência de conhecer cada um dos cinco sinais e sintomas, para ligar para o 911 para uma suspeita de AVC, e a combinação do conhecimento recomendado sobre AVC foi estimada em geral e por subgrupo.

A maioria dos adultos norte-americanos identificou cada um dos sinais e sintomas individuais de AVC. A prevalência foi maior para “dormência na face, braço, perna ou lado” (94,4%), “confusão ou dificuldade para falar” (93,6%) e “dificuldade para andar” (90,8%). “Súbita dificuldade para enxergar” foi identificada por 83,5% e “súbita dor de cabeça intensa” por 76,5%. A conscientização sobre ligar para o 91-1 foi alta (96,3%). A prevalência de conhecimento recomendado sobre AVC foi de 67,5%.

No entanto, avaliando os resultados finais, apenas dois terços dos adultos norte-americanos tiveram a combinação de todos os conhecimentos recomendados sobre AVC, com variação sociodemográfica e geográfica.

Portanto, é necessário aumentar a conscientização sobre os sinais e sintomas do AVC continua a ser uma prioridade nacional. As estimativas deste relatório podem ser usadas para informar estratégias de comunicação que melhoram a conscientização e reduzem as disparidades.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report 2020;69:1617–1621.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários